José Samuel Pereira Lupi

José Samuel Pereira Lupi, nasceu em 05.05.1931, formou-se em Lisboa como Engenheiro Silvicultor e é uma pessoa de múltiplas facetas, entre as quais damos destaque a:

1) Sucedeu a seu pai como administrador da Sociedade Agrícola de Rio-Frio até à sua venda ao Sr. Garcia, por volta de 1987, tendo passado desde os tempos do grande complexo agro-industrial, ultrapassando às difíceis fases da revolução de 1974, da crise económica que se sucedeu e das negociações de venda desse património familiar e respectivas partilhas.

2) Como Cavaleiro Tauromáquico, com a Alternativa recebida das mãos do lendário João Núncio, veio a se tornar um também nome lendário, conhecido nos quatro cantos da Penísula Ibérica depois de divulgar o rejoneo em Espanha. Destaca-se aqui a fase áurea dos "Quatro Jinetes del Apoteosis". Recentemente, em 8 de Maio de 2008, deu continuidade a uma nova geração, ao conceder ele mesmo a "alternativa de Manuel Lupi, concedida pelo próprio pai, José Samuel Lupi, uma das maiores glórias do toureio equestre mundial. ..." [cf diário Correio da Manhã]

3) Como empreendedor, com ênfase para as grandes tranformações promovidas em sua Herdade da Barroca d´Alva , abrangendo projetos hoteleiro, equestres - nas várias modadlidades, cinematográficos, urbanizações, entre outros na região.

4) Incentivador da cultura. Vejam-se as várias contribuições para o desenvolvimento da cultura regional, nomeadamente em Alcochete e no Montijo, que até hoje insistem em homenagear esse grande nome, com convites para homenagens, placas comemorativas e até um museu, o Museu Lupi, em Alcochete, em cima do Aposento do Barrete Verde.

[texto de Miguel D S Lupi - 22/03/2008]

 

 

Ir para a Página Inicial ou para o Quadro Geral