Maria de Lourdes Lupi d´Orey

Quando procuramos o nome da tia Lourdes na Internet, encontramos os links para os Palácio de Rio-Frio, conforme colamos abaixo (com pequenas correções), já que foi a quem coube ficar à frente do grande marco dos descendentes de Samuel Lupi, que não têm como não ser conhecidos como "Os Lupi de Rio-Frio" de onde o maior símbolo é esta edificação.

Além disso, mãe dos oito filhos e cabeça do ramo Lupi d´Orey depois do tio Hugo nos deixar, a tia Lourdes não deixa de estar envolvida com cada um da família e das tantas pessoas do seu círculo de amizades, fazendo as suas viagens pelo Mundo e por Portugal, com destaque para a nossa querida Serra da Estrêla, onde passamos alguns felizes dias juntos no início deste ano.

[por Miguel D S Lupi - 26/03/2008]


Palácio de Rio Frio
www.solaresdeportugal.pt/PT/solar.php?casaid=86

Turismo de Habitação - Casa Antiga - Pinhal Novo - Lisboa e Vale Tejo - Portugal

Entre o Montijo e Alcochete, não muito longe das margens do Tejo, o silêncio magnífico envolve e Palácio de Rio Frio e os campos dourados do fim da tarde.
Já lá vão os tempos em que este palácio era a casa abastada de uma das maiores herdades do país. Em 1892, ainda antes de o palácio existir, Rio Frio era uma propriedade de 17 mil hectares, onde o veterinário José Maria dos Santos mandou plantar uma gigantesca vinha, o que significa qualquer coisa como dez milhões de cepas, constituindo para a época, uma exploração vinícola sem rival no mundo.
Nas gerações seguintes, a herdade continuava a ser uma das maiores do país e foi deixada em herança a um sobrinho de José Maria dos Santos, António Santos Jorge, que mandou construir o Palácio de Rio Frio no princípio do século. Não sabe quem foi o arquitecto desta casa por terem desaparecido num incêndio todos os arquivos que o identificariam, mas os azulejos que decoram o interior e o exterior da casa foram encomendados ao célebre Jorge Colaço.
Maria de Lourdes Lupi d’Orey, actual proprietária do Palácio de Rio Frio e sobrinha neta de António Santos Jorge, ainda se lembra da magia da vida na herdade, quando para aqui veio viver, em criança com os pais. Era uma época em que o tempo passava devagar, ao ritmo das estações e das épocas agrícolas. Produziam-se na herdade todos os produtos básicos à vida diária da família: pão manteiga, ovos, leite, arroz, legumes, carne de gado, etc. Eram uma família grande, profundamente ligada ao campo e à lavoura, e, dos vários irmãos de Maria de Lourdes, foi José Samuel Lupi que se destacou como figura tauromáquica do seu tempo. Pela tradição desta família no mundo das touradas e dos cavalos, os amantes da equitação encontram aqui um ambiente, sem dúvida especial.
Apesar da proximidade de Lisboa uma estadia no palácio de Rio Frio, tem todos os ingredientes para um delicioso mergulho na natureza e permite usufruir de todos os prazeres do campo, num ambiente simpático e acolhedor.

Tel: 00351258931750
Fax: 00351258931320


 Palácio de Rio-Frio - Alojamento - Turismo de Habitação

Palácio de Rio-Frio - Fachada principal e lateralCasa apalaçada do princípio do século XX, de grande beleza arquitectónica. Pertença da mesma família há várias gerações, já foi diversas vezes alvo de remodelações. Tanto no interior como exterior são visíveis painéis de azulejos que retratam as diversas actividades agrícolas.

Herdade de Rio-Frio - Rio Frio
2955-014 PINHAL NOVO

[http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=325713&catbn=7 - 26/03/08]


 

Ir para a Página Inicial ou para o Quadro Geral