Lupi Martins       (Lupi de primeiro nome)


Lupi Costa Martins, jornalista

Revista Gente, 10 de outubro de 2007 | N° 15383 - Morre o jornalista Lupi Martins
Com mais de duas décadas de trabalho no programa Voz do Brasil, da Radiobrás, o jornalista Lupi Costa Martins, 63 anos, morreu na manhã de ontem, no Hospital da Ulbra, em Porto Alegre.
Ele lutava contra um câncer havia 14 anos. O corpo foi sepultado no Cemitério Guaíba, em General Câmara.
O radialista foi levado para o hospital na noite de segunda-feira e recebeu a visita do comentarista Paulo SantAna. Ontem, ao saber da morte do amigo, SantAna se emocionou.
- Ele era uma pessoa muito querida. Foi um jornalista exemplar - disse.
Natural de Rio Pardo, Lupi se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1973, mas não exerceu a profissão. Começou sua carreira como jornalista em Montenegro, assim como o irmão, o comentarista Lasier Martins. Quando Lasier se mudou para Porto Alegre, Lupi ocupou seu lugar no horário de esportes da Rádio Montenegro.
Aos 18 anos, mudou-se para a Capital, mas fez questão de não pedir a ajuda de Lasier para arrumar um emprego. Conseguiu uma vaga na Rádio Continental, onde ficou por três meses, até ir para a Farroupilha, em 1963. No mesmo ano, começou a trabalhar na Rádio Gaúcha, sempre na área de esportes.
Seu talento como jornalista não demorou a ser reconhecido. Em 1965, recebeu o convite para ingressar na Guaíba, onde se consagrou como repórter esportivo. Na emissora, trabalhou ao lado do irmão Lasier. Lupi se orgulhava de ter coberto treinos e jogos do Grêmio por mais de duas décadas.
Na década de 70, tornou-se também funcionário da então Agência Nacional (depois Empresa Brasileira de Notícias). Após ser aprovado em um concurso público, passou a atuar nos programas da Radiobrás, o que lhe deixou conhecido como a "voz do Brasil no Rio Grande do Sul". Além de participar do programa transmitido em cadeia nacional, entrava ao vivo no Tarde Nacional, no qual dava notícias sobre o Estado.
Lupi se aventurou ainda em outros meios de comunicação. Escreveu notícias sobre o Grêmio para o Correio do Povo e também trabalhou na RBS TV. Era casado com Maria Valesca Correia Martins e tinha uma filha, Greice.

... Este evento homenageia ao Jornalista Lupi Martins, por sua imensurável contribuição ao esporte hípico no Estado, através do apoio que sempre deu através do Jornal do Hipismo e do programa televisivo, que apresentava no Canal 20 da NET...  [http://inema.com.br/mat/idmat093544.htm - 05/04/2008]


Ir para a Página Inicial ou para o Quadro Geral