A família Lupi em Portugal 

 

 LUPI - Apelido Italiano que já existia em Portugal no século XVIII, pertencente a uma nobre família de Itália, natural de San Gimigliano (1). Dela passou ao nosso país Vicente Lupi, natural de Roma, que de Lisboa embarcou para Goa em 1792. Em inícios do século XIX vivia em Lisboa um irmão daquele, exercendo um cargo na nunciatura papal. Chamava-se Francisco Lupi, e um dos seus filhos foi o célebre pintor Miguel Ângelo Lupi, um dos melhores retratistas portugueses do século XIX. De Joaquim, o filho primogénito daquele Francisco, procedem vários ramos de Lupi portugueses (2). Não se conhecem os esmaltes e metais das armas destes, que são: dois lobos rompantes e afrontados, segurando nas mãos espadas, sobre um terrado. Timbre: duas plumas.

[texto de um quadro pertencente a José Samuel Pereira Lupi]

(1) ou melhor, San Gimignano.
(2) Podemos ver, ao navegarmos neste site, que a história é um pouco diferente e mais complexa do que aqui relatado, conforme resumido no
Quadro Geral  extraído das pesquisas de Miguel B A Caetano (versão 2000). Na realidade o primogênito é José Maria que, junto com Joaquim, são uns dos principais ancestrais dos Lupi portugueses.

A origem do nome Lupi  (Fonte: Pesquisas de Miguel B A Caetano versão 2000)

Os Lupi de Portugal  (Fonte: Pesquisas de Miguel B A Caetano versão 2000)

Os Lupi de Rio-Frio

Os Lupi e a Tauromaquia

A Empresa Cerâmica de Lisboa

Outros Lupi

Links

Mapa do Site   -   Contacto


Portal inaugurado em Abril de 2008        *        Última atualização: quarta-feira, 23 de janeiro de 2013