Os Lupi e a Tauromaquia

O nome Lupi está intimamente ligado ao mundo tauromáquico da Penísula Ibérica. Isso se deve em maior parte ao nome José Samuel Lupi, clássico cavaleiro tauromáquico português, a quem também se deve a divulgação do "rejoneo" em Espanha.

Não chegasse esse facto, temos também uma firme presença na criação do touro bravo e aqui, mais uma vez a história dos Lupi se entrelaça com a a dos Santos e Santos Jorge. Vejamos alguns momentos da GANADARIA RIO FRIO:


ESBOÇO HISTORIOGRÁFICO:
            Em finais do século XIX, fundou José Maria dos Santos uma ganadaria com uma origem numa vacada portuguesa (vacas do Vale do Sado com sementais de Emílio Infante) denominada Barroca DAlva, a qual foi cruzada com sementais de origem Gamero Civico e Juan Belmonte.
            Posteriormente, passa a nome de António dos Santos Jorge (1915)...
            ... e depois a Samuel Lupi Santos Jorge (1924) os quais continuam a introduzir sementais da mesma origem, adquiridos, em anos sucessivos, a Pinto Barreiros.
            Em 1960, deixa esta ganadaria de anunciar-se em nome de Santos Jorge, passando a designar-se por Rio Frio e variando o ferro, enquanto são introduzidos sementais de Oliveiras Irmãos.
           
ESQUERDA: S/ Sinal - DIREITA: S/ Sinal - SIGLA LIVRO GENEALÓGICO: 8.AP.053-PVV - DIVISA: Verde e Amarela - ANTIGUIDADE: 17/4/1960 (Montijo) - PROPRIETÁRIO: Maria da Graça Lupi e Teresa Marta Lupi
[domínio público]


Alguns factos do historial da ganadaria José Lupi:
            Em 1956, Emílio Ortuño “Jumillano” adquiriu ao Marquês de Deleitosa a ganadaria que resultou da divisão da de Lamamié de Clairac. Paralelamente, adquiriu o ferro e a antiguidade de Manolo Escudero e Arturo Sanchez, vendendo posteriormente a José Samuel Lupi, através da Sociedade Agrícola de Rio Frio, no ano de 1968.
            José Samuel Lupi apenas manteve o ferro e antiguidade, substituindo as reses de Fermín Bohorquez, por encaste Urquijo, o qual mantém na actualidade, introduzindo nalguns lotes sementais de Oliveiras Irmãos e Gutierrez Lorenzo. [http://naturales.blogspot.com/2007/09/campo-pequeno-esta-quinta-feira-3.html - 16/03/2008]


 

Ir para a Página Inicial ou para o Quadro Geral